História da Paróquia

Um dos pioneiros da região do Pito, o senhor Luís Guilherme da Silva, o Luizinho, era muito devoto de Santo Antônio. Ele tinha um sonho de construir em seu terreno (quase toda a área da atual rua Bruno Glória) uma capela em homenagem ao Santo. Mas morreu repentinamente no ano de 1953, atingido por um raio. Sua viúva, Ana Eufrásia Pereira, a Inhá Moça, construiu a capelinha Santo Antônio, no alto de uma serra, realizando o sonho do falecido esposo. Lá, durante vários anos, foram realizadas a festa de Santa Cruz (em maio), a Trezena de Santo Antônio (em junho) e a celebração de missas mensalmente. 
Quando a capela recebeu a doação de uma imagem de Nossa Senhora Aparecida, passou a sediar também a festa de Nossa Senhora Aparecida. Como a participação da comunidade nos eventos aumentava significativamente, surgiu a urgente necessidade de um espaço maior para as celebrações. No entanto, por vários motivos, a ampliação da capela tornou-se difícil. Foi então que Dona Maria Nunes, nora do casal Luizinho e Inhá Moça, doou um outro terreno para a construção da capela de Nossa Senhora Aparecida. 
Ela convocou filhos, familiares e toda a comunidade para erguerem o novo templo. Superando dificuldades de toda espécie, conseguiram realizar o sonho em 1989.  Desde então, a comunidade enfrenta muitas lutas, mas tem muitas alegrias pelas inúmeras bênçãos recebidas do Senhor nosso Deus, que é bom e justo e faz morada em nosso meio. 
As bênçãos mais recentes foram a transformação da capela em igreja Matriz, a comunidade em paróquia e a presença marcante do padre Eduardo, que de forma conduziu os trabalhos até 2010. A comunidade do Pito tem inúmeros motivos para agradecer e honrar o nome de Deus e fazer jus à confiança que nela foi depositada com a criação da Quase Paróquia, em 06/08/06. Assim sendo, procura sempre trabalhar, celebrar, festejar e confraternizar porque acredita que é assim que se faz comunidade. Anualmente, realiza a festa de Nossa Senhora Aparecida, com novena, barraquinhas, cavalgadas, “motocadas” e a procissão que atrai pessoas de diversas paróquias e termina com a Santa Missa celebrada no pátio da igreja. Outros momentos marcantes acontecem nas celebrações de pais e filhos da catequese, com direito a festa junina, partilha, dentre outros eventos. Celebra-se também, todos os anos (com orações e festejos), o aniversário da Pastoral da Criança e da Pastoral do Batismo, com entrega dos diplominhas na conclusão da pesagem e comemoração de aniversário de batismo. 
Agora, como Paróquia, está investindo na formação das lideranças, bem como formação de catequistas e dirigentes da Pastoral do Batismo e encontros com jovens em preparação para o sacramento da Crisma. Está também, tentando realizar o Projeto Paróquia, rede de comunidades, trabalho iniciado com o encontro das lideranças rurais, com celebração da Missa e confraternização no pátio de sua sede, contando com a participação de todas as pessoas engajadas no serviço da Igreja. Enquanto isso, planeja outros trabalhos e desenvolve novos projetos. Dentre eles a ampliação das atividades do CAC – Centro de Apoio Comunitário, com aulas de pintura, bordado e futuramente voltará com aulas de costura, dança, confecção de bijuterias e colcha de retalhos desenhados e pintados pelas crianças da catequese e infância missionária. 
Paralelo a todas as atividades, a comunidade também trabalha em prol da reforma da igreja Matriz e da construção de salas para encontros e reuniões. A Capela de Nossa Senhora Aparecida, transformada em sede da paróquia, está em reforma e seu terreno (pátio etc) foi recentemente aumentado. E, com certeza, muito trabalho ainda virá pela frente, mas com a graça de Deus, continuaremos firmes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário